terça-feira, 2 de junho de 2015

Papa Letras


Um ótimo exemplo encontrado durante a busca de materiais para este blog  foi o projeto Alfabetização e Letramento em Ambientes Digitais Multimodais - ALADIM.  Este projeto tem como principal objetivo o desenvolvimento de jogos de plataforma  (jogos que são executados no computador) voltados para a alfabetização. Um dos jogos desenvolvidos pelo Projeto ALADIM é o Papa Letras. 

"O Papa Letras é um jogo desenvolvido com base no jogo Pacman, um clássico dos games nos anos 80 que até hoje conquista muitos fãs. O jogo também se passa em um labirinto, a diferença é que há diversas sílabas distribuídas durante o trajeto e uma imagem no centro, conforme pode ser observado na Figura 1. O jogador tem o objetivo de desviar dos monstros e conduzir o boneco até as sílabas que formam a palavra que está no centro do jogo. O jogo conta com recursos de pontuação e vidas, com a finalidade de informar ao jogador o seu desempenho. 


Após completar corretamente as sílabas que formam apalavra, o jogo passa para um próximo nível, com grau de dificuldade maior. (COSCARELLI et al., 2008). Posteriormente, Nogueira et al. (2010) desenvolveram uma nova versão do Papa Letras, onde trabalhavam com cenários (banheiro, zoológico e piquenique) e palavras relacionadas a cada cenário. 

Além desta contextualização do jogo, foi adicionado um arquivo de log que registrava o cenário escolhido, o nível de dificuldade, os acertos e erros dos jogadores, com a finalidade de auxiliar o professor no acompanhamento do desenvolvimento do aluno no decorrer do jogo. Para isso, foi necessária a inclusão de uma página inicial que permitisse ao jogador inserir seu nome. Para impedir que o jogador ficasse andando de um lado para o outro, e com a intenção de que este mantivesse foco no jogo, também foi adicionada uma barra de energia. A barra de energia, assim como a velocidade, diminui quando o jogador fica circulando pelo jogo sem capturar as sílabas corretas, e volta a aumentar quando este acerta."

ABCLINGO: Integrando Jogos Sérios e Mineração de Dados Educacionais no Apoio ao Letramento Diênifer Karlini1 , Sandro José Rigo1 1UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário